SWA - Safe Way for Autistic - Caminho Seguro para Autistas
Crescer... Crescer...
Crescer...
Quinta-feira, 16 de Abril de 2010
Eis um trecho do livro: Olhe nos Meus Olhos - Minha vida com a Síndrome de Asperger.
"Quando eu era criança, os psiquiatras diagnosticavam os portadores de Asperger como depressivos, esquizofrênicos ou sofrendo de muitas outras doenças mentais. A Síndrome de Asperger não é tão prejudicial assim. Pode até conceder alguns dons raros. Alguns Aspergers têm extraordinária aptidão para compreender problemas complexos e podem tornar-se brilhantes engenheiros ou cientistas. Outros parecem possuir dons musicais sobrenaturais. Mas não se deixe enganar - muitas crianças com Asperger não se tornam grandes professores ou cientistas excepcionais. Crescer é muito difícil."John Elder Robison
CRESCER - Chiquititas
(...)
Crescer não é ser mais alto
Crescer não é ser mais forte
Crescer não é ser maior
É muito mais que isso
É poder ir mais longe
Com nosso coração
Saber olhar para dentro
Ser cada vez melhor. 2x
Que dificil entender
Que tudo vai mudar
Que a vida vai me fazer crescer
E a olhar pra trás
a menina que mudou
E a mulher que espero
para caminharem juntas
Um caminho sem medo.
Crescer pra ser mais livre
Crescer é ver além
Crescer é ser os donos
De nossos próprios sonhos
É correr os ricos,
de tocar o fundo
De ser mais parecidos
Autismo Infantil 10 coisas que toda criança gostaria que você soubess...
Um grito de alerta: Conheça a sua criança!!!
Na primeira década do século XXI, a ciência com todo aparato moderno ainda não detectou a causa da síndrome do Autismo Infantil e a Síndrome de Asperger. O que dificulta o tratamento e a compreensão.
Tenho buscado incessantemente notícias novas que possam trazer esperança aos familiares, e aos profissionais envolvidos. Porém nada a acrescentar.
Acredito que neste longo caminhar, muitas crianças se perderam no caminho. Na espera da cura, o olhar foi desviado da criança.
O Professor Christopher Gillberg é médico, PhD, Professor de Psiquiatria Infantil e do Adolescente nas Universidades de Gotemburgo (Suécia – Hospital Rainha Sílvia), de Strathclyde (Inglaterra – Hospital Yorkhill), de Londres e de Bergen.
Dr. Gillberg, é considerado autoridade no assunto: TID(Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
Em sua palestra ministrada aqui no Brasil em 2005, descreve pormenores sobre o Autismo Infantil e Síndrome de Asperger. E eu dei destaque nesta fala do Dr. Gillberg:
Implicações para o tratamento
• Exercício físico.
• “Dieta sensorial”, ambiente favorável à pessoa com autismo (reduzir
barulho, certos sons, cheiro, conhecimento da equipe sobre o autismo)
• Educação com métodos concretos, visuais (nem sempre) diretos - TEACCH
• ABA - Análise do Comportamento Aplicada
• PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras
• Minimizar ambigüidades e interpretações simbólicas
"Quais são as implicações para tratamento afinal? Bem, pessoas com autismo são diferentes umas das outras. Não são todas iguais. Esta é uma das grandes descobertas, porque as pessoas costumavam pensar que o autismo seria um tipo homogêneo de problema, mas não é. É causado por diferentes coisas e as pessoas são diferentes dentro do espectro. O trabalho precisa ser individualizado. Se há um transtorno subjacente, deve ser tratado. E o médico deve saber de coisas tais como: há síndromes no autismo que estão associadas com uma esquiva ao contato ocular muito grave."
Escolher ou Ser Escolhida?
Este ano de 2010, pretendo realizar um antigo desejo: Colocar neste cantinho ou melhor dizendo neste Caminho Seguro para nossos Autistas,(SWA – Safe Way for Autistic) alguns relatos de minha experiência profissional, destes 15 anos como musicoterapeuta. Porem, antes de começar com as postagens em série, gostaria de me pronunciar sobre a lacuna entre esta e a última postagem. Um ano inteiro de 2009 sem dar notícias é no mínimo intrigante. Pois bem... As vezes me pergunto: Existe realmente este tão comentado livre arbítrio ( o que de alguma maneira alimenta nosso ego) ou já existe um caminho predeterminado pela nossa amada Existência? Vários acontecimentos me impediram de acessar da maneira como gosto, a net. Então vai uma pergunta para vocês , meus queridos: Eu escolhi ficar em Sampa ou fui escolhida?
Blog do João
http://diariodojao.blogspot.com/2010/02/o-autismo-nao-existe.html
Falaremos sobre...
Ano 2001: Realização de um antigo sonho. Comecei a cantar Mantras em sânscrito (man= mente + tra= libertação) isto é um fato marcante em minha vida. Essa experiência me permitiu uma total compreensão do efeito do sons na vida de todo ser humano, o que veio reforçar mais ainda o gosto pela minha profissão.
Cantar mantras nos leva à uma total conexão com nosso Eu Interior = SWA (Eu Interior em Sânscrito). Sabendo na prática, que a Musicoterapia é uma das terapias que mais se adeqüa aos portadores do Autismo Infantil, é que estou aqui agora partilhando com todos vocês, este bolg que se torna um Caminho Seguro para os Autistas: SWA - Safe Way for Autistic.
Então com estes conceitos preliminares ... E o esclarecer sobre, tornará o início desta viajem, algo possível... Apreciem.